9º ano da Esc. Vitório A. Cardoso realizou 6ª Mostra de Geografia - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
29 de Março de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



9º ano da Esc. Vitório A. Cardoso realizou 6ª Mostra de Geografia

04/10/2015 13:14

Na manhã desta sexta-feira, 02, os alunos da turma 901 do 9º ano, da Escola de Educação Básica Vitório Anacleto Cardoso, do Porto Arraial, realizaram a 6ª edição da Mostra de Trabalhos de Geografia.

Segundo a professora de geografia e coordenadora deste trabalho, Rita Inês Paloschi, essa atividade fez parte do primeiro bimestre, onde todos os alunos se empenharam muito, para chegar neste dia e se apresentar em frente aos seus colegas e público presente. 

Muitas pesquisas e ensaios foram feitos para conseguir trazer um pouco dessa cultura milinar do povo Asiático, para isso, a classe foi dividida em cinco grupos.

Cinco tendas foram montadas com a participação da classe e extra-classe, inclusive com a ajuda dos pais na montagem das tendas.

Nesses espaços foram apresentados, a cultura, dança e culinária das cinco regiões do continente, que se divide em Ásia Setentrional, Ásia Central, Ásia Meridional, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Extremo Oriente.

Rita lembrou que boa parte dos materiais utilizados nesta mostra são descartáveis, uma forma de conscientizar e ajudar o meio ambiente.

Abrindo a apresentação desta sexta mostra de Geografia, o Aluno e vereador mirim da escola, Lucas Moreira Araújo, destacou aos presentes o que seria visto nestes trabalhos e ressaltou que a Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.

O Taj Mahal na India, também foi citado nesta mostra, considerado como uma das mais importantes construções da História da Humanidade, o Taj Mahal tem por de trás de suas edificações uma impressionante história. Construido pelo imperador mongol Shah Jahan em memória a sua esposa preferida, ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei à sua falecida esposa.

A população da República Popular da China ou da República da Índia é maior do que as populações dos continentes norte-americano e sul-americano somadas. Porém, aproximadamente dois terços dos países da Ásia tem uma população pequena em relação à da Região Metropolitana de São Paulo.
 
Os alunos enfocaram também sobre a economia defasada entre o continente asiático e o mundo ocidental que teve aumento ainda mais na época da colonização vinda da Europa. Os cidadãos da Europa e dos Estados Unidos foram responsáveis pelo desenvolvimento do sistema industrial e tiveram o início da utilização de máquinas e de outros recursos na atividade agrícola. Isto tornou possível a criação de novos empregos, o aumento produtivo, e a melhoria do nível de vida. Mas a maior parte dos países da Ásia não se desenvolveram industrialmente.

Entretanto, existe um lugar do continente que vem crescendo de forma galopante, trata-se de Dubai, destino mais famoso dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, Dubai, que modificou sua geografia para abrigar luxuosos e gigantescos arranha-céus, ilhas e lagos artificiais, parques e praias com palmeiras, um autêntico cenário de paraíso tropical em meio às dunas do deserto. A cidade-estado nasceu do cultivo das pérolas e cresceu com a exploração do petróleo nos últimos 40 anos. Atualmente tem construções que desafiam os limites da arquitetura, como o Burj Khalifa, considerado o prédio mais alto do mundo, o Burj Al Arab, com a forma de uma vela, e a pista de esqui coberta do shopping Mall of the Emirates

Em frente há uma das tendas, um manequim chamou atenção de todos, com a tradicional burca, uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto, somente aparecendo os olhos, trazendo uma outra realidade que para muitos é vista como um símbolo de opressão às mulheres, a burca é um símbolo do Talibã e muito usada no Afeganistão e do Paquistão.

Ao final foi apresentada uma linda fábula chinesa "O Pote Vazio"

Naquela época a China tinha um imperador que também amava plantas. Cultivava imensos jardins no palácio e nutria um profundo amor por árvores e flores. Com a idade já avançada e sem herdeiros, o imperador decidiu escolher seu sucessor de uma maneira inusitada. Convocou todas as crianças do império, deu a cada uma delas uma semente e disse que o futuro imperador seria aquela criança que, após um ano, apresentasse a ele o melhor resultado.Todas as crianças ficaram em polvorosa! Receberam as sementes das mãos do próprio imperador e voltaram para suas casas, cada uma com a esperança de um dia vir a ser o governante de seu grande país.

Ping também pegou sua semente. Colocou-a em um vaso, adicionou terra boa, regou, conversou, cuidou. Passada uma semana, nada germinou. Intrigado e preocupado, Ping suspeitou que talvez o vaso não fosse adequado. Transferiu, então, a semente para um outro vaso maior, adicionou terra ainda melhor, regou, conversou, cuidou. Os meses passaram sem que nada crescesse no vaso de Ping, para sua profunda tristeza.Ao vê-lo chorar de desapontamento, seu pai disse, enxugue as lágrimas, meu filho. Você fez seu melhor, e isso é o que importa. Ping secou suas lágrimas, pegou seu vaso vazio e dirigiu-se ao palácio do imperador para a grande escolha.Milhares de crianças exibiam orgulhosas suas lindas flores coloridas. Ping mal podia acreditar naquilo, logo ele, que já havia cultivado tantas flores lindas antes, falhara na sua mais importante missão. O imperador caminhou em silêncio por entre as crianças que o olhavam com grande expectativa, até que se deparou com Ping e seu vaso vazio.Franzindo a testa, olhou bem nos olhos de Ping e perguntou: Meu filho, onde está sua planta? Ao que Ping respondeu! Eu fiz o melhor que pude. Usei terra boa e dei muito carinho, mas nada germinou da semente que há um ano peguei de suas mãos. Nesse momento, o imperador abriu um largo sorriso e declarou a todos que havia feito sua escolha: Ping seria o futuro imperador! Perplexas, as outras crianças começaram a protestar que aquilo não era justo, afinal elas traziam flores lindas, enquanto o escolhido tinha apenas um vaso vazio!

Com serenidade, o imperador respondeu: Há um ano cada uma de vocês recebeu de mim uma semente queimada e morta. Nenhuma delas poderia germinar. Tudo o que pedi foi que vocês fizessem o melhor.  Envergonhadas, as outras crianças baixaram a cabeça em silêncio. E dizem que Ping foi um excelente imperador. 

Reportagem Jean Carlo.


 


Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD