Artesãos de Gaspar podem obter a Carteira Nacional de Artesão - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Novembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Brasil de Bombacha

14:00h

Brasil de Bombacha

Ouça Agora

DOMINGÃO SERTANEJO

16:30h

DOMINGÃO SERTANEJO

Na sequência



Artesãos de Gaspar podem obter a Carteira Nacional de Artesão

20/10/2021 06:48

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, realiza uma capacitação para os artesãos locais do município para obterem a Carteira Nacional da categoria. A formação será realizada no dia 4 de novembro, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Gaspar. Serão disponibilizadas apenas 50 vagas, interessados podem se inscrever através do link: https://forms.gle/cig6VLUpmwuaCqrN8. O formulário permanecerá aberto até o preenchimento das vagas.

    A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação para os trabalhadores do setor, vinculada ao Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal. A carteira permite o acesso aos incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários, entre outros benefícios. A emissão deste documento é gratuita, sem anuidade ou taxa de adesão.

    “Sabemos que uma das grandes expressões culturais presentes em Gaspar é o artesanato, elemento que reúne e resgata a identidade do nosso povo. A política de artesanato precisa ser encarada como uma profissão. Os artesãos são profissionais. Muitas pessoas entendem como simples hobby, mas o artesanato sustenta muitas famílias” explica Bruna Basei, Diretora de Cultura.

    Os artesãos que participarem da capacitação deverão levar no mínimo três peças de sua autoria e uma para confecção no ato da avaliação. Ainda, será necessário apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

    A capacitação seguirá todos os protocolos sanitários. Dúvidas devem ser esclarecidas através do telefone (47) 3091-2200, Diretoria de Cultura.

Carteira Nacional do Artesão

    A Carteira Nacional do Artesão foi criada em 2015, por meio da Lei nº 13.180/2015, e está disponível em todos os estados e no Distrito Federal. A iniciativa busca promover políticas públicas de inclusão social.

   Entre os exemplos de artesanato estão: o crochê, tricô, artesanatos com papel, madeira, cerâmica, tecidos, produtos recicláveis, entre outros.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD