Atenção para mudanças na vacina contra a gripe para hipertensos - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Abril de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



Atenção para mudanças na vacina contra a gripe para hipertensos

22/04/2014 14:20

A Secretaria da Saúde de Gaspar inicia nesta terça-feira (22) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que prosseguirá até 9 de maio. Devem ser vacinadas contra a gripe crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, mulheres de resguardo até 45 dias, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A enfermeira da Vigilância epidemiológica de Gaspar, Angelita Wisbeck Comandolli, em entrevista ao repórter Jean carlo trouxe maiores informações.

É importante lembrar que para receber a vacina é necessário que o usuário apresente o seu cartão vacinal. Todos os profissionais de saúde inscritos em seus Conselhos Regionais e que possuem a Carteira do Conselho Regional também poderão receber a vacina contra a gripe. Ainda receberão a vacina pessoas que se encaixam dentro das categorias de doenças de risco clínico: doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas crônicas. Além disso, pessoas com imunossupressão, transplantadas, portadoras de trissomias, com diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos e com obesidade grau III terão direito a receber a vacina. Essas pessoas deverão apresentar comprovação médica para receberem a vacina contra a gripe. A vacina disponibilizada gratuitamente para todos estes grupos será trivalente, ou seja, protegerá contra três tipos de vírus da gripe, entre eles o H1N1.  A meta da Secretaria de Saúde de Gaspar é vacinar em torno de 10 mil pessoas.

Um comunicado da Gerência Regional de Saúde retifica a disponibilização da vacina contra a gripe para hipertensos sem comorbidades, mas que tomam regularmente AAS (ácido acetilsalicílico). Somente nos hipertensos com outras doenças relacionadas à hipertensão (comorbidades) será administrada a vacina. A Secretaria recomenda que em caso de dúvidas, os hipertensos sem comorbidades, mas que tomam regularmente AAS entrem em contato com as Unidades de Saúde de referência.

 

 

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD