Bombeiros Voluntários de SC ficarão em Brumadinho MG - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
29 de Março de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



Bombeiros Voluntários de SC ficarão em Brumadinho MG

28/01/2019 08:11

A equipe composta por 28 Bombeiros Voluntários catarinenses deve permanecer em Brumadinho, em Minas Gerais. Ainda não há confirmação se a mão-de-obra será utilizada no trabalho de resgate. Em nota, o comando do grupo informou que eles estão impedidos de atuar devido a gravidade da situação próximo a barragem que rompeu. Inicialmente, um dos responsáveis pelo grupo havia lamentado a dispensa após 1.100 quilômetros de viagem.

A nota diz que as informações repassadas as equipes foram que em virtude do risco de um rompimento de uma outra barragem, as operações por terra estão muito limitadas, apenas com auxílio de aeronaves e recebeu a orientação para aguardar.

Confira a íntegra do comunicado divulgado na noite deste domingo (27) pela Coordenação da Força-tarefa de Bombeiros Voluntários catarinenses que estão em Minas Gerais.

Bombeiros Voluntários Santa Catarina, chegam a Brumadinho - MG

As equipes compostas por 28 Bombeiros, 02 caminhonetes 4x4, 01 ambulância 4x4, 03 Veiculos operacionais, 01 Quadriciculo, 01 carretinha de resgate chegaram em Brumadinho por volta das 15h00 deste domingo.

A Equipe ja atuou em Desastres Naturais como a enchente seguida de deslizamentos em Ilhota - SC, no terremoto do Haiti, no deslizamento em Teresópolis - RJ e além de experiência, estrutura adequada, a Força Tarefa composta por Bombeiros Voluntários possue autonomia de atuar em Brumadinho durante 8 dias, com barraca, comida água, e estrutura de acampamento, sem necessitar de apoio local.

Enquanto as equipes aguardavam, o Coordenador da Força Tarefa - Unidade Arcanjo Evandro Vinotti deslocou ao Posto de Comando - responsável pelo gerenciamento das operações e efetuou o cadastro da estrutura a disposição.

As informações repassadas as equipes foram que em virtude do risco de um rompimento de uma outra barragem, as operações por terra estão muito limitadas, apenas com auxílio de aeronaves e recebeu a orientação para aguardar.

A empresa responsável pela redução do volume da água na barragem com risco de rompimento tinham limitação de escoamento, uma vez que a água fazia o percurso onde ainda há pessoas desaparecidas e operações aéreas de resgate .

Além disso, a qualquer momento está prevista a chegada de outra Força Tarefa de Israel que possui estrutura para agilizar o processo de esvaziamento da barragem em risco em até 48h.

Como as operações de resgate estavam suspensas temporariamente, os integrantes da Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina deslocaram a um alojamento ofertado gentilmente por uma moradora onde aguardam o desenrolar da situação.

O Coordenador Evandro Vinotti destaca que mesmo com pedido de apoio, deslocamento e decreto do Governo do Estado autorizando a atuação de voluntários no Resgate, jamais será posto nenhum integrante da equipe em uma condição instável, precisamos ter cautela, cumprir determinação do Posto de Comando.

Coordenação da Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina em MG

Confira áudio com Subcoordenador da Força Tarefa dos Bombeiros Voluntários de SC - Amarildo Molinari sobre andamento das operações em Brumadinho - MG

Fonte: Visor Notícias

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD