Câmara pode ter sessões com tradução em Libras - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
24 de Abril de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Câmara pode ter sessões com tradução em Libras

31/01/2019 19:03

O presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), reuniu-se nesta quinta-feira (31) com o presidente da Associação de Surdos de Blumenau (Asblu), André Felipe do Nascimento, para discutir a possibilidade de contratar um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é que o profissional atue durante as sessões ordinárias que serão retomadas na próxima terça-feira (5).

De acordo com a analista legislativa, Morgana Carina Lenzi, a pedido da presidência, serão iniciados estudos para verificar a viabilidade de abrir uma licitação com essa finalidade. Para ela, é fundamental também analisar qual será a infraestrutura necessária para o trabalho do intérprete.

— A nossa preocupação é garantir o acesso de todos os cidadãos gasparenses ao que está sendo debatido dentro desta Casa de Leis — salientou Quintino. Segundo o censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, vivem no município cerca de 100 surdos. — No entanto, a cidade ainda não tem uma associação específica para essa população — informa Nascimento. Apenas cinco associados da Asblu são de Gaspar.

Conforme o artigo 17º da Lei Federal 10.098/2000, o poder público deverá promover a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecer alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação às pessoas com deficiência. Desde 2015, a Câmara de Vereadores de Blumenau conta com dois intérpretes para as sessões.

Fonte: Câmara de Vereadores de Gaspar

 

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD