Caturani deixa de operar em Gaspar e demite colaboradores - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
11 de Agosto de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Caturani deixa de operar em Gaspar e demite colaboradores

02/04/2020 08:29

Devido a pandemia do novo coronavírus e em cumprimento ao decreto do governador do Estado desde o último dia 18 de março a empresa de Transportes Coletivo Caturani não está mais trabalhando na cidade de Gaspar. Após reunião realizada na tarde desta quarta-feira dia 01 de abril, a única saída da Caturani foi demitir todos os funcionários para que eles possam sacar o FGTS e passar os próximos meses com seguro desemprego. O documento oficial pedindo a rescisão do contrato, já foi protocolado na prefeitura municipal.

Givanildo Quintino, gerente da empresa Caturani explicou que o decreto de emergência do Governo do Estado, atingiu de forma bastante significativa a empresa. Sabemos da importante dos cuidados necessários para não contrair esse vírus, porém isso reflete em outras situações como no caso da empresa Caturani, que sem poder operar desde o dia 18 de março, chegou há uma situação insustentável, se a gente não faz o transporte público consequentemente a nossa única arrecadação é a tarifa e não obtendo esse valor, não tem como honrar os nossos compromissos financeiros e o principal deles, o pagamento dos salários dos funcionários.

Mas com renovação do decreto estadual, que provocou mais dias parados e a empresa não vê outra possibilidade de fazer esse pagamento, mesmo buscando recurso em outro meio, em razão de operar já com bastante dificuldade, onde no final de ano passado, para pagar 13º terceiro salário e férias dos funcionários, precisou fazer empréstimo.

Diante dessa situação, fez algumas reuniões com a prefeitura no sentido de buscar alguma solução para esse problema, porém a prefeitura também está seguindo as determinações dos decretos do Governo do Estado e o foco principal hoje está voltado aos recursos para a saúde.

A Caturani para honrar os seus compromissos, optou pela demissão de todos os funcionários, esta decisão foi tomada diante de uma reunião junto com os colaboradores, o que traz a possibilidade deles poderem sacar o fundo de garantia e receber as parcelas do seguro-desemprego e a empresa vai buscar recursos para pagar a rescisão parceladamente.

Givanildo esclareceu que essa decisão era a única possível de fazer no momento e foi o que todos aceitaram, então a gente espera que isso passe logo e torcemos para que se encontre a cura logo, para que a economia volte a prosperar e deixou claro para a população, que a empresa não está abandonando o município, essa atitude tomada foi em conjunto com os funcionários, para que eles tenham uma fonte de renda para que eles possam conseguir adquirir alimentos para se para suas famílias.

Ele espera que tão logo seja retomado transporte coletivo, mesmo que seja de forma gradativa e operando dentro do município de Gaspar, logicamente em conjunto com a prefeitura no estudo das Linhas iniciais que tem que ser feita dentro de uma demanda de passageiros, então é tudo novidade que deverá ser avaliado em conjunto com a diretoria do transporte coletivo.

Quintino também tranquiliza os usuários, no que diz respeito ao saldo dos cartões de bilhetagem eletrônica, quem tem saldo de crédito nos cartões de bilhetagem eletrônico, não vai perder a sua validade, ele vai ter a sua utilidade tão logo a retomada do transporte coletivo aconteça, eles vão poder utilizar esses cartões normalmente. Isso está garantido no contrato com a Prefeitura Municipal de Gaspar, da mesma forma como a empresa assumiu esse crédito da antiga Auto Viação do Vale, por ventura, se lá na frente, aconteça uma nova licitação, a empresa ganhadora deverá assumir também esses créditos na nuvem que estão no cartão de crédito eletrônico, então os usuários poderão ficar tranquilos quanto a essa situação.

 

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD