CELESC passa a aplicar bandeira Amarela e contas ficam mais caras. - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
24 de Maio de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



CELESC passa a aplicar bandeira Amarela e contas ficam mais caras.

13/05/2019 11:05

A partir deste  mês de maio, as contas de energia elétrica ficam mais caras, as informação é da   Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O motivo do aumento  é a alteração da bandeira tarifária, que saiu da cor verde e agora está cor amarela. Com isso, o preço aumenta até R$ 1,00 para cada 100 quilowatt-hora  consumido ao mês.

Segundo a gerente da Celesc de Gaspar Josiane Nicoletti, as  bandeiras tarifárias são relacionadas ao valor para a produção de energia. Como a maior parte da matriz elétrica de baixo custo é produzida por hidrelétricas, a incidência de chuvas é a principal razão para que o preço das contas seja alterado ou não. Quanto menos chuvas, maior a necessidade de colocar em funcionamento usinas termelétricas, que necessitam de combustíveis para dar conta da demanda.

No Brasil, existem quatro bandeiras tarifárias, a verde, a amarela e a vermelha, que conta com dois patamares. Na verde, não há alteração no valor das contas. Já a vermelha, de patamar dois, pode elevar o preço das contas em até R$ 5,00 para cada 100 quilowatt-hora consumidos. A alteração no preço da energia vale para todos os consumidores atendidos pelas distribuidoras tradicionais, como a Celesc que fornece energia para todo o estado de Santa Catarina

Josiane também destacou o numero de atendimentos na unidade da cidade que aumentaram no período de verão, mas tendem a diminuir a partir deste me e com a chegada do inverno, a gerente ainda falou sobre a  Campanha Bônus Eficiente que é um programa feito para ajudar na redução do consumo de energia e no valor da conta de luz. Através do Bônus Eficiente, o consumidor pode trocar, freezer, geladeira ou ar condicionado de ar janela antigos Por um modelo novo, com 50% de desconto de desconto em relação ao valor médio de mercado.

Qualquer dúvida ou reclamação o consumidor pode ligar para o 0800 480196 ou comparecer diretamente na Celesc de Gaspar na Rua Itajaí,75 no Centro.

Reportagem: Gil Dias

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD