Defesa Civil de Itajaí alerta para alto risco de inundação e deslizamento - Rádio Sentinela do Vale - Gaspar | Santa Catarina

Gaspar / SC
27 de Novembro de 2014

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa  A Tarde é Nossa

13:00h

Programa A Tarde ...

Ouça Agora

Sinopse Jornalista Léo - Reprise

14:00h

Sinopse Jornalista...

Na sequência

Classificados Sentinela

14:15h

Classificados Sent...



Defesa Civil de Itajaí alerta para alto risco de inundação e deslizamento

04/04/2013 13:50
No início da tarde desta quinta-feira, três bairros ainda estavam alagados (Foto: Luiz Carlos de Souza/RBS TV)No início da tarde desta quinta, três bairros ainda estavam alagados (Foto: Luiz Carlos de Souza/RBS TV)

A Defesa Civil Municipal de Itajaí alerta para "risco muito alto de inundação e alto movimento de massa no município". O aviso foi divulgado no site da instituição, após receber novo alerta do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Entre esta quarta (3) e quinta-feira (4) choveu cerca de 170 milímetros na cidade. A previsão era de 80 milímetros.

saiba mais

De acordo com a Defesa Civil, ainda não foi possível finalizar o balanço dos estragos causados pela chuva na cidade. Foram registradas cerca de 100 ocorrências de deslizamentos e alagamentos, a maioria, aconteceu na madrugada desta quinta-feira (4). Pelo menos oito famílias estão desabrigadas e alojadas em abrigos do município. Algumas se negaram a sair das residências ou foram para baixo de viadutos e pontes, conforme a instituição responsável pelo atendimento a estas pessoas. Durante o dia, equipes da Defesa Civil devem interditar residências ameaçadas ou atingidas por deslizamentos de encostas.

As áreas consideradas de risco ficam em regiões de planície com ocupação ribeirinha ou próximas de encostas.  A Defesa Civil alerta para que os moradores tenham atenção para o aumento do nível dos rios e possíveis riscos de deslizamentos. Para esta quinta (4) e sexta-feira (5) a previsão do tempo indica mais chuva para a região. São esperados acumulados de cerca de 50 milímetros e 25 milímetros nos dois dias.

Calçadão da Praia Brava foi danificado pela chuva (Foto: Ivan Dutra/Divulgação)
Calçadão da Praia Brava foi danificado pela chuva
(Foto: Ivan Dutra/Divulgação)

Durante o início da tarde desta quinta-feira (4), ainda havia pontos de alagamentos nos bairros Cordeiros, Canhanduba e Cidade Nova. Segundo a Defesa Civil, o nível da água não baixou e as áreas sofrem a influência da oscilação da maré, que está alta. No bairro Fazenda, o maior problema é com risco de deslizamentos. Conforme a Defesa Civil deItajaí foram registrados vários pontos de quedas de barreiras e alagamentos. Esta é uma das áreas que oferecem maior atenção por causa do solo encharcado.

Os alagamentos atingiram vários bairros da cidade, considerada uma das mais prejudicadas pela chuva, segundo a Defesa Civil Estadual. Na Praia Brava, o calçadão da beira-mar ficou parcialmente destruído depois de um alagamento na região.

Aulas suspensas

Cinco escolas tiveram aulas suspensas após serem atingidas por alagamentos (Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação)
Cinco escolas tiveram aulas suspensas após
serem atingidas por alagamentos
(Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação)

A rede municipal de ensino suspendeu as aulas em cinco unidades educacionais. Nesta quinta-feira (5), não terão aula o Grupo Escolar Guilhermina Büchele Müller, Centro Educacional Rosete Palmeira Silva, Escola Básica Inês Cristofolini de Freitas, Escola Básica Ariribá e Centro Educacional Alzira Winter.

Estes locais foram atingidos por alagamentos e estão sendo limpos por profissionais da Secretaria de Educação, professores e funcionários estão envolvidos na limpeza dos ambientes. A previsão é de que os estudantes voltem às aulas nesta sexta-feira

 

Fonte: G1
Link de Origem
Revisão e edição de responsabilidade da fonte

Todos os direitos reservados © 2014

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD