Enchente de 2008 completa 13 anos - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Novembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Ouça Agora

Brasil de Bombacha

14:00h

Brasil de Bombacha

Na sequência

DOMINGÃO SERTANEJO

16:30h

DOMINGÃO SERTANEJO



Enchente de 2008 completa 13 anos

23/11/2021 19:04

Quem viveu não esquece. Há exatos 13 anos, Gaspar enfrentava um final de semana traumático, com um saldo de 19 mortos e mais de 55 mil pessoas afetadas. Foram quase três meses de muita chuva que causaram enchente e deslizamentos que chegaram ao ápice no fim de semana de 22 e 23 novembro de 2008. A força da lama e da água deixou um cenário de destruição naquele ano.

Após a catástrofe, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil desenvolveu mecanismos para tentar prevenir que desastres dessas proporções não se repitam novamente. Planos de Contingência, procedimento de monitoramento do nível dos rios e índices pluviométricos, que destaca o volume de chuva.

Nos últimos anos a Superintendência de Defesa Civil de Gaspar vem se estruturando cada vez mais e conta hoje com uma equipe multidisciplinar qualificada com engenheiro, geólogo, assistente social, técnicos e mais de 70 voluntários cadastrados e treinados para operações de emergência. Além disso, o município foi o pioneiro na região, com a criação da Lei de Ajuda Mútua, que realiza apoio a outros municípios em eventos adversos, como em caso de deslizamentos.

Outro fator que auxilia para que eventos como esse de 2008 não se repitam é a tecnologia. Agora, a Defesa Civil de Gaspar conta com um site e um aplicativo, Alerta Gaspar, que são atualizados em tempo real. O usuário consegue informações como as chuvas, tempo, além de usar informações do GPS para notificar sobre cotas de enchente e abrigos próximos. Ao ativar as notificações do aplicativo, o usuário também recebe os alertas da Defesa Civil com dados e informações específicos da região.

Ao longo dos últimos anos, o projeto Defesa Civil na escola já formou milhares de crianças, que agora sabem como se comportar em uma situação de risco. Os estudantes aprendem sobre prevenção, plano de emergência e gestão de abrigos. Além de aprender sobre prevenção, os estudantes também participarão de ações de preparação para situações emergenciais.No último mês, Gaspar foi destaque do Programa SC Resiliente ciclo 2020/2021, organizada pela Defesa Civil Estadual. O programa fortalece a cultura da resiliência a desastres no estado e destaca a atuação municipal de forma prática e participativa.

A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros, destaca sobre o momento atual de Gaspar. “Estamos trabalhando diariamente para construir uma Gaspar mais forte e preparada para eventuais tragédias e, desta forma aumentar a segurança da nossa população com estratégias que reduzam os riscos. Sabemos que dia após dias estamos evoluindo em ações estruturais, pessoas, capacitações e outros investimentos, para que desastres como o 2008, nunca mais se repita”, conta Ana Janaína.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD