Epagri comemorou 60 anos de Extensão Rural em SC - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
26 de Março de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Contatos com a Cidade

08:00h

Contatos com a Cid...

Ouça Agora

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Na sequência

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja



Epagri comemorou 60 anos de Extensão Rural em SC

29/02/2016 10:44

Para comemorar os 60 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) em Santa Catarina, o escritório municipal da Epagri promoveu nesta segunda-feira, 29, um encontro que contou com a presença de autoridades locais, representantes de entidades agrícolas e agricultores. O evento foi realizado no auditório da Ditran, situado junto ao prédio da Prefeitura.

Conforme o engenheiro agrônomo Josi Rodrigues Prestes, em Gaspar a extensão rural está estabelecida desde 1963, quando se instalou no município a Associação de Crédito e Assistência Rural de Santa Catarina (ACARESC), hoje Epagri, que desenvolve suas atividades em parceria com a Superitendência Municipal de Agricultura e demais entidades que atuam junto aos produtores rurais.

Josí acrescentou que juntamente com sua colega de extensão rural a extencionista Sônia Medeiros, estão atendendo anualmente em torno de 380 famílias, com utilização de metodologias de extensão como atendimentos no escritório, visitas, reuniões, oficinas, palestras, seminários, cursos, dias de campo, excursões e viagens técnicas, totalizando cerca de 1200 atendimentos. Também é viabilizado o acesso ao crédito agrícola a cerca de 150 produtores, através do encaminhamento de projetos técnicos e documentações necessárias às agências bancárias.

A extencionista da Epagri Gaspar Sônia Medeiros falou de sua satisfação de estar ajudando no crescimento de nosso município no setor da agricultura, especialmente ligados as mulheres agricultoras e por isso se dedica ao desenvolvimento de trabalhos de agregação de valor e renda aos produtos da agricultura familiar e organização e acompanhamento de dez grupos de agricultoras gasparenses.

A vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, aproveitou para parabenizar os extencionistas da Epagri que tem a responsabilidade de atender as famílias de produtores rurais de Gaspar, que faz com que nosso município seja respeitado no cenário da agricultura no nosso estado.

O repórter Jean Carlo, esteve prestigiando o evento e conversou com o engenheiro agrônomo Josí Prestes, extencionista Sônia Medeiros, vice-prefeita Mariluci D. Rosa, engenheiro agrônomo Henrique Pires, agricultora Elzira Nagel, vereadora Andréia Nagel e com a agricultora Maria Gertrudes Soares Isensee.

O evento contou ainda com depoimentos que resgatam a história da extensão rural e apresentação de um vídeo, produzido pela TV da Epagri, que faz um relato histórico da atividade no Estado.Epagri

No dia 29 de fevereiro de 1956 foi instalado no Estado o primeiro Escritório Técnico Agrícola (ETA) e a data tornou-se um marco para o início das atividades de extensão rural e pesquisa no território catarinense.

Historicamente, a extensão da Epagri colaborou não só para o desenvolvimento econômico, mas também social Santa Catarina. Essa atividade foi a grande responsável por levar qualidade de vida para os camponeses catarinenses. Prova disso é que os profissionais da extensão da Epagri foram os primeiros a aplicar a vacina contra a poliomielite para as crianças do meio rural, já que naquela época a estrutura de saúde ainda era precária no interior do país.

A Epagri conta atualmente com 639 extensionistas rurais e sociais. Além destes, boa parte dos 1654 funcionários da Empresa também contribuem para a atividade, exercendo funções administrativas ou operacionais. A Empresa é uma referência nacional e até internacional em extensão e pesquisa rural.

A Coopergaspar (Cooperativa de Agroindústria de Produtos Artesanais de Gaspar) foi criada em maio de 2002. É composta por produtores rurais familiares que fabricam produtos de origem vegetal, principalmente geleias, pães, doces, cucas, queijinhos, etc. Cada integrante da Cooperativa tem sua unidade fabril, comercializando seus produtos em feiras, mercados ou no próprio estabelecimento. 

Atuação

Extensão é uma metodologia, uma estratégia de ação, entendida como ensino ou educação informal. Na Epagri esse conceito evoluiu nos últimos 60 anos, passando do simples repasse de informações técnicas, para uma troca de conhecimentos entre o extensionista, o pesquisador e o agricultor, pescador, indígena ou quilombola, levando sempre em consideração os saberes tradicionais dos povos.

O trabalho de extensão da Epagri é desenvolvido com base no tripé economia, ambiente e sociedade. A Empresa presta mais de 350 mil assistências anuais. Em seus 60 anos de história a extensão desenvolveu para o Estado diversas tecnologias sociais de baixo custo que hoje são sucesso, como a proteção de fonte modelo caxambu, o carneiro hidráulico, sistemas de tratamento de esgoto doméstico, entre outros.

 

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD