Evento no CAPS em Gaspar marcou o dia da Luta Antimanicomial na sexta feira (17) - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
16 de Junho de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Ouça Agora

DOMINGÃO SERTANEJO

14:01h

DOMINGÃO SERTANEJO

Na sequência



Evento no CAPS em Gaspar marcou o dia da Luta Antimanicomial na sexta feira (17)

Na sexta feira (17), foi realizado em Gaspar, na sede do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, um evento para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado dia 18 de maio, um dia marcado em todo o país com mobilizações de diversas expressões.

Antimanicomial é um nome difícil de falar no primeiro momento e acompanha a apropriação de um conceito por uma classe social dominante para justificar o aprisionamento e mortes de diversos segmentos da população: o da loucura.

Apesar deste distanciamento colocado ao longo dos séculos pela ciência e pelo poder judiciário na forma de permitir ou não a circulação das pessoas pela cidade, trata-se de uma bandeira de fácil compreensão por quem se aproxime, de alguma maneira, da temática ou, e, principalmente pelos indivíduos e famílias vítimas dessa forma de organizar rede de serviços de saúde, e por consequência, forma de cuidar do povo.

Em todo o Brasil, com o processo de redemocratização, o movimento de luta antimanicomial conseguiu construir força social suficiente para iniciar um potente processo de mudança de paradigma de cuidado em saúde mental, e por isso, mudança nas legislações e nas políticas de saúde foram feitas. Em Gaspar uma equipe especializada composta por psicólogos atende a dezenas de pessoas e consegue tratar a todos de forma especial e humanizada, dando mais qualidade de vida para quem necessita de tratamento.

Estiveram no evento o Secretário da Saúde do município Roberto Pereira, a Superintendente da saúde Lizandra Haeffner, profissionais do CAPS e algumas pessoas que são atendidas pelo serviço municipal. Durante o coquetel ,uma banda animou o evento com músicas nacionais e internacionais.

Um evento como este aproxima cada vez mais os profissionais da saúde com a comunidade e da mais credibilidade ao trabalho que está sendo realizado no dia a dia, afirma o Coordenador do CAPS Pscólogo Adão de Souza Moraes

Reportagem: Gil Dias

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD