Gaspar inicia vacinação de idosos acima de 90 anos - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Março de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Ouça Agora

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja

Na sequência

PEROLAS DO HUMOR

13:00h

PEROLAS DO HUMOR



Gaspar inicia vacinação de idosos acima de 90 anos

12/02/2021 08:17

A Prefeitura de Gaspar recebeu, nesta terça-feira, dia 9, mais 240 doses da vacina Coronavac. De acordo com o Plano Nacional de Imunização e da priorização da Secretaria de Estado da Saúde, essas vacinas serão direcionadas aos idosos acima de 90 anos. A Unidades Básicas de Saúde já estão entrando em contato por telefone com os idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde para fazer a atualização do cadastro e agendar a aplicação do imuno.

Os idosos que, por ventura, não estiverem cadastrados no SUS poderão entrar em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro e fazer o cadastro para agendamento.

Além dos idosos acima de 90 anos, a Vigilância em Saúde de Gaspar continua a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada. Um formulário foi disponibilizado para este público e pode ser baixado no link http://bit.ly/vacinagaspar. Ele deve ser preenchido digitalmente, impresso, assinado pelo responsável e entregue pessoalmente para a enfermeira Ketlin, na Diretoria de Vigilância em Saúde, localizada na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi (Av. Olga Wehmuth, 151). Devem ser preenchidos um formulário por empresa de saúde ou consultório, e também para profissionais liberais em atuação. É necessário comprovar que está em atividade. O protocolo será registrado e, à medida que as vacinas forem enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, os profissionais serão chamados pela ordem de cadastro. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato via mensagem de WhatsApp no telefone (47) 99779-1888.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda esclarece que apenas o Ministério da Saúde está autorizado a adquirir as vacinas neste momento. Por isso, Estados e municípios ainda dependem das remessas enviadas pelo Governo Federal para poder imunizar a população. "Pedimos a compreensão da população neste momento. Além de seguir o Plano Nacional de Imunização, estamos seguindo as normas do Governo do Estado na priorização dos públicos conforme o número de vacinas que recebemos", reforça a secretária de Saúde, Silvania Zanoello Santos.

Vacina em Gaspar

Até o momento, Gaspar recebeu 880 doses de imunizantes para a primeira aplicação, sendo 610 da Coronavac e 270 da AstraZeneca/Orxford. Há um risco de perda ou ganho residual, principalmente no que tange a vacina da AstraZeneca/Oxford, em que os frascos são multidoses e variam de 10 a 14 doses por unidade. Ao todo, até a manhã desta quarta-feira, dia 10, 647 pessoas já haviam sido imunizadas, sendo 21 idosos institucionalizados e 626 profissionais em saúde do Centro de Triagem, Hospital de Gaspar, Unidades Básicas de Saúde, atendimento pré-hospitalar e profissionais do setor privado. Também já estão no município as 370 segundas doses da Coronavac, que são destinadas àqueles que já receberam a primeira.

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI) e o levantamento prévio feito pela Secretaria de Saúde, o público alvo da vacinação de Gaspar para as quatro fases previstas pelo Ministério da Saúde é de aproximadamente 18.800, sendo que cada pessoa deverá receber duas doses da vacina, totalizando a necessidade de receber 37.600 doses. As 880 vacinas representam quase 5% do público alvo previsto no PNI.

Fonte: PMG

 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD