Gaspar passa para categoria B no Turismo em Santa Catarina - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
15 de Setembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

DOMINGÃO SERTANEJO

14:01h

DOMINGÃO SERTANEJO

Ouça Agora

Santa Missa

19:00h

Santa Missa

Na sequência



Gaspar passa para categoria B no Turismo em Santa Catarina

29/08/2019 08:45

Gaspar é agora um dos 18, dos 295 municípios, de Santa Catarina que pertencem à categoria B do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – Mtur, segundo nova atualização feita nesta semana do Mapa do Turismo Brasileiro. A cidade “Coração do Vale” subiu de categoria após fazer melhorias nos critérios e compromissos exigidos pelo Mtur, além de seguir as orientações dadas pelo órgão. Do Vale Europeu, apenas Gaspar e Blumenau fazem parte desta categoria.

   No Mapa divulgado em 2017 o município figurava na categoria C. Desde então as políticas públicas envolvendo o turismo foram aprimoradas.  Gaspar adotou novos critérios e assumiu compromissos que ajudaram na evolução. Dos critérios facultativos, o município legitimou sete, sendo que três deles já estão em elaboração. Entre os destaque estão a implantação da Diretoria de Turismo, a criação do Conselho Municipal de Turismo, a atualização e ampliação de empresas no Cadastur e a participação efetiva nas Instâncias de Governança. Para a categorização o Mtur utiliza como critérios o fluxo turístico doméstico e internacional, além do número de empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem.

   Essa classificação ajuda no acompanhamento do desempenho da economia do turismo local e incentiva a priorização de investimentos em ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos. A categorização, em um todo, permite a tomada de decisões adequadas e a realização de políticas que respeitem a característica de cada município. Apenas municípios categorizados como A, B, C ou D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico, segundo a portaria 39/2017 do Mtur.

   De acordo com o prefeito Kleber Wan-Dall, esta evolução representa o potencial turístico de Gaspar. "Nossa cidade possui equipamentos turísticos que são destaques no Brasil. Nossos parques aquáticos receberm milhares de pessoas todos os verões e ainda temos potencial para crescer ainda mais. Essa evolução mostra que é importante continuar investindo no turismo da nossa Gaspar", reforça. Atualmente, Gaspar é destaque em dois importantes segmentos turísticos, os parques aquáticos e o turismo rural. Porém, o município possui ainda outras potencialidades como o turismo de compras, aventuras, ecoturismo entre outras vertentes.

Avanços no Turismo

   Recriada em 2017, a Diretoria de Turismo de Gaspar é um instrumento importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Em quase três anos de atuação, diversos trabalhos com foco em estruturação turística de município foram realizados e outros estão em andamento, como a reconstituição do Conselho Municipal de Turismo, a ampliação do número de empresas no CADASTUR, redefinição de rotas turísticas a serem prioritariamente promovidas, implantação do calendário de eventos e a repaginação do portal de turismo conforme padrão da FECAM.

   A Diretoria de Turismo também teve papel fundamental no replanejamento da ExpoGaspar como principal evento anual, agrupando os demais eventos já consolidados ao longo dos anos. Outra ação importante foi a reestruturação do Natal de Gaspar, com a finalidade de transformá-lo em evento turístico. Por meio de parceria com entidades do município como ACIG e CDL foi possível a criação da Multifeira e também do Festival da Cerveja de Gaspar, importantes eventos que já fazem parte do calendário da cidade.

   Por fim, os trabalhos de elaboração do Plano Municipal Territorial de Turismo do município, conforme preconizado pelo Ministério do Turismo. O plano tem como principal meta conscientizar e fazer a população entender sobre o que é o turismo e o quão fortalecê-lo é importante. A previsão é colocar o Plano de Turismo em prática ainda no primeiro semestre de 2020.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD