Iniciadas as atividades da Faculdade Integrativa da 3ª Idade - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
15 de Setembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

DOMINGÃO SERTANEJO

14:01h

DOMINGÃO SERTANEJO

Ouça Agora

Santa Missa

19:00h

Santa Missa

Na sequência



Iniciadas as atividades da Faculdade Integrativa da 3ª Idade

05/08/2019 09:36

Nesta quinta-feira, dia 1º iniciaram as atividades da Faculdade Integrativa da Terceira Idade. A aula magna foi ministrada por Maria Inês Figueiredo e cerca de 60 pessoas estiveram presentes no evento e 30 alunos integram a primeira turma. Promovido pela Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Assistência Social, as aulas iniciam na próxima segunda-feira, dia 5 de Agosto e acontecem sempre na sede da Associação Bunge.

   Todas as segundas e quartas-feiras das 14h as 16h30, durante dois anos, serão reservadas para as aulas que proporcionarão o conhecimento ao idoso nas áreas de finanças pessoais, economia do cotidiano, oficina de memórias, atividade funcionais, saúde, imagem e cuidados pessoais. Ao final do curso, cada aluno receberá um certificado de conclusão. Para Maria Inês Figueiredo, professora que ministrou a aula magna, esse projeto tem grande potencial para se tornar referência na região. “O mundo está muito moderno e as pessoas de certa idade não conseguem acompanhá-lo. Esse curso ajuda as pessoas ativas e com vontade de viver a produzir coisas boas e aprender como funciona o mundo hoje em dia”, explica.

   Lizete Schmitt Berti, de 67 anos, é um exemplo. Integrante da turma, está ansiosa e esperançosa com o começo das aulas. “Sempre foi um sonho estudar, mas quando eu era criança não tive condições de continuar os estudos. A gente tinha que ajudar em casa porque éramos pobres e depois a gente se casou. Ter que trabalhar e criar dois filhos ocupa o tempo. Não tinha como estudar”, comenta Lizete que vê no curso uma oportunidade de finalmente continuar os estudos. “Essa oportunidade que temos agora, nós não podemos perder, é muito agradável a ideia e eu não vejo a hora de começar”, afirma.

   Com a missão social de oportunizar aos cidadãos de Gaspar acima de 60 anos o desenvolvimento do conhecimento, a Faculdade Integrativa é uma inovação social que procura trazer qualidade de vida para seus participantes. Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social acredita que esse projeto é um momento marcante e um divisor de águas para a terceira idade do município. “Queremos um envelhecimento ativo dos nossos idosos, que eles fortaleçam vínculos sociais e comunitários”, frisa. “Esse também é um momento de alegria para todos nós, já que realizamos o sonho de alguns dos alunos e estamos ajudando o social a crescer no município”, finaliza.

   O Prefeito Kleber Wan-Dall ressaltou a importância deste momento para Gaspar. "Nossa terceira idade terá mais uma atividade aqui na nossa cidade, poderão buscar ainda mais qualidade de vida e conhecimento. Quero agradecer a todos os envolvidos que foram muito empenhados para que esse projeto tomasse forma. Com certeza esse dia ficará na história de Gaspar", salientou.

Terceira Idade em Gaspar

Dados do IBGE apontam que no último censo, realizado em 2011, a população de pessoas acima de 60 anos na cidade era de aproximadamente cinco mil pessoas. A Assessoria de Assuntos para a Melhor Idade é responsável por promover atividades voltadas para os idosos. O objetivo do órgão é proporcionar qualidade de vida aos idosos em Gaspar por meio de grupos de lazer e cursos que incentivam a cultura.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD