Iniciou a Semana Estadual dos Autodefensores das Apaes em SC - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
21 de Julho de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Ouça Agora

Show de Bandas

14:00h

Show de Bandas

Na sequência

Santa Missa

19:00h

Santa Missa



Iniciou a Semana Estadual dos Autodefensores das Apaes em SC

11/07/2018 07:41

Reportagem: Jean Carlo

Começou nesta segunda-feira, dia 09 de julho, a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), em Santa Catarina

Segundo o Locutor Antonio Cezar (maior colecionador [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês):
Conforme a Lei supracitada de Santa Catarina, essa semana comemorativa de catarinenses tem por fim:

valorizar e promover o papel dos Autodefensores das APAEs;
conscientizar a sociedade sobre o trabalho desenvolvido pelos Autodefensores Apaeanos;
incentivar os alunos das APAEs a atuarem como Autodefensores;
promover espaço específico para debater, com entidades civis e públicas, os assuntos relacionados à Autodefensoria Apaeana;
promover encontros entre os Autodefensores Regionais para debater assuntos de interesse da Comunidade Apaeana; e
elaborar e distribuir material informativo sobre a Autodefensoria Apaeana.

Fonte: http://datas.blog/dia-do-inicio-da-semana-estadual-de-valorizacao-e-promocao-dos-autodefensores-das-associacoes-de-pais-e-amigos-dos-excepcionais-ou-apaes-2a-semana-de-julho/

Em Gaspar, a programação começou nesta segunda-feira (9), com a abertura às 8h, nas  dependência da Apae, com a presença do presidente da Apae, Rogérios Alves de Andrade, diretora Rosa Nunes Masson, alunos autodefensores da Apae, Moacyr Luiz Filagrana Júnior e Giane Aparecida Zambon Montanari, professores e alunos.

Nessa abertura foi feita uma apresentação de uma peça teatral, que mostrou inicialmente a forma errada de se tratar uma pessoa com necessidade especial e por fim, a forma correta que uma pessoa com necessidade especial deve de tratada, pela familia, pelos profissionais da saúde e educação. 

Os autodefensores são alunos que representam os demais colegas em todas as atividades oficiais das instituições, com a missão de defender os interesses das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e sugerir ações para aperfeiçoar o atendimento. A Semana de Valorização dos Autodefensores foi instituída pela Lei 16.327, de 2014, de autoria do deputado estadual José Nei Ascari (PSD), como estratégia para incentivar, divulgar e valorizar o movimento.

A programação na Apae de Gaspar segue até o dia 13 de julho, com várias atividades, nesta terça-feira, 10, os alunos autodefensores da Apae de Gaspar, estarão no Encontro de Autodefensores em Florianópolis.

Na quarta-feira, 11, estarão visitando a Rádio Sentinela, a Prefeitura de Gaspar e farão uma caminhada pelo centro para divulgar no comércio local, o acontecimento da Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores e também das Olimpíadas sa Apaes que será em Gaspar no mês de agosto.

Na Quinta-feira, 12, os autodefensores estarão nas escolas de educação Básica, Honório Miranda, Marinal Vieira Leal e Zenaide Schmitt Costa.

Na Seta-feira, 13, será feito um debate com o psicólogo da escola, Sérgio Murilo Batista, sobre o tema, Afetividade e Sexualidade da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, nos dois períodos e a tarde visita no comércio do bairro Santa terezinha, Uinidade de Saúde, CDIs Ivan Carlos Debórtoli Duarte e Vovó Leonida, que pertencem a região em que a Apae localiza-se.

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD