Lançamento do projeto de Fitoterápicos em Gaspar será dia 02 de dezembro - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
10 de Dezembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

SÓ MODÃO

17:00h

SÓ MODÃO

Ouça Agora

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...

Na sequência

Sentinela Esportiva

18:15h

Sentinela Esportiv...



Lançamento do projeto de Fitoterápicos em Gaspar será dia 02 de dezembro

27/11/2019 15:11

Na segunda feira (02), a prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Saúde e Diretoria de Assistência Farmacêutica, vai realizar o lançamento do Projeto de Fitoterápicos  no município. O evento vai acontecer na Sociedade Alvorada , na rua Coronel Aristiliano Ramos no Centro

Haverá uma programação especial para os profissionais da saúde e membros de toda a comunidade gasparense. Às 9h30 será realizada a abertura oficial do projeto e a capacitação dos profissionais de saúde.

No período da tarde, às 13h30, o projeto será apresentado para a comunidade. Nos dois períodos os palestrantes serão o professor Alessio dos Passos Santos, cultivador e especialista em plantas medicinais e a farmacêutica Bioquímica com especialidade em plantas de uso medicinal Viviane Corazza.

Serão apresentadas na oportunidade, as plantas medicinais maytenus ilicifolia (Espinheira Santa), Passiflora incarnata (Maracujá) e Mikania glomerata (Guaco), que estarão disponíveis como fitoterápicos no município.

Este evento será realizado em parceria com o projeto Farmácia Viva Itinerante, em que o Deputado Estadual Padre Pedro (PT), juntamente com o professor Aléssio percorrem o estado de Santa Catarina  fomentando o cultivo de plantas medicinais para as comunidades.

Desde o início o projeto  recebeu  apoio do prefeito Kleber Wan-Dall (MDB), do Secretário da Saúde Doutor Junior e do secretário de Agricultura e aquicultura André Waltrick, que se comprometeu em promover o plantio das plantas medicinais.

Atualmente as pessoas estão pedindo para a saúde ter outra forma de tratamento além da farmacêutica. Muitas  pessoas tem em suas próprias casas plantas que podem ser usadas para o tratamento de diversas doenças, sempre contando com a orientação médica.

Em dezembro de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde obteve a aprovação do projeto para a estruturação da “Farmácia Viva”. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde com repasse de R$458.593,52 para a realização juntamente com a Secretaria de Agricultura de Gaspar.

As plantas foram escolhidas considerando as principais necessidades de saúde para a população. “Um dos fitoterápicos escolhidos foi a espinheira santa, que poderá ser substituído gradualmente para os pacientes que já utilizam o omeprazol e como terapia inicial para os que nunca utilizaram, pois o uso do medicamento a longo prazo pode prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como osteoporose e anemia”.

Quem tem as espécies de plantas em casa e quiser tirar a dúvida se são realmente à verdadeiras pode levar para o workshop que os profissionais auxiliarão nessa identificação, conforme explica a diretora geral da assistência farmacêutica Jeanne Alessandra Santana.

Reportagem: Gil Dias

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD