Missa das Cinzas dá início a Quaresma e a Campanha da Fraternidade - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Março de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Ouça Agora

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja

Na sequência

PEROLAS DO HUMOR

13:00h

PEROLAS DO HUMOR



Missa das Cinzas dá início a Quaresma e a Campanha da Fraternidade

17/02/2021 06:46

A Quarta-feira de Cinzas, deste dia 17 de fevereiro de 2021, dá início ao período da Quaresma para os católicos, tempo de preparação para a Páscoa, neste dia, a Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar, realizou quatro missas para imposição das cinzas, duas na Igreja Matriz de Gaspar, uma às 08h e outras duas às 19h, nas Comunidades Santa Terezinha e Bom Jesus.

Conforme o Pároco da Igreja Matriz, frei Paulo Moura, esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa, período de 40 dias que separam o Carnaval e a Páscoa, durante o qual fiéis de igrejas cristãs, como Católica (especialmente), fazem penitências, orações e reflexões.Período que nos faz lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer, completa frei Paulo.Também inicia nesta Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade (CF) 2021 que neste ano será Ecumênica, cujo tema é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”,  (Ef 2,14a).

Em linhas gerais, a Campanha da Fraternidade tem como objetivo conduzir o povo católico a refletir sobre algum problema concreto brasileiro nos âmbitos da saúde, do meio ambiente, da família, dentre outros.

Além do mais, a cada cinco anos, sua propositura não é apenas católica: é ecumênica, ou seja, tem apoio e engajamento de várias outras igrejas que entendem a importância da comunhão e da partilha de experiências – também de gestos concretos. Assim, é endossada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, o CONIC.Além de ser uma importante ferramenta formativa e de engajamento, uma Campanha da Fraternidade Ecumênica oportuniza o diálogo entre diferentes convicções e pode ser palco para a construção de uma verdadeira cultura de paz. Porém… ela nem ainda começou e já traz polêmicas!Reportagem: Jean Carlo


Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD