Morre aos 57 anos o presidente da Alesc, deputado estadual Aldo Schneider - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Março de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência

Sentinela da Manhã

06:06h

Sentinela da Manhã



Morre aos 57 anos o presidente da Alesc, deputado estadual Aldo Schneider

19/08/2018 15:19

Nota da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Lamentamos informar que o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Aldo Schneider (MDB), faleceu nesta tarde (domingo, 19), em Balneário Camboriú.

A história de superação de Aldo Schneider é semelhante a de milhares de catarinenses. Ele nasceu e iniciou seus estudos na pequena Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí. Perseverante, formou-se em Gestão Empresarial pela UNIASSELVI e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como Analista da Receita Estadual em 1980. Foi vereador pelo município de Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes. Foi eleito Deputado Estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014.

Na última Legislatura (2014-2018) foi indicado por seus pares para presidir o Parlamento. Essa trajetória, contudo, foi precocemente interrompida depois de longa batalha contra o câncer, diagnosticado em 2017. Período durante o qual lutou com todas as suas forças para trabalhar em prol da sociedade catarinense até o fim. Aldo Schneider deixa a esposa Marita e os filhos Nathali Aline e Bruno Gustavo.

A Alesc seguirá em luto oficial por três dias, e não abrirá para atendimento ao público nesta segunda-feira (20). Com a morte do deputado estadual Aldo Schneider, neste domingo, atual vice-presidente assume em definitivo a Assembleia Legislativa e deputados terão que escolher um novo vice-presidente para o parlamento catarinense.

Informações sobre velório que está acontecendo na Igreja Matriz de Ibirama e a Cremação acontecerá nesta segunda-feira, 20, em Balneário Camboriú.

O Vereador Ciro André Quintino, em sua página social, lamentou a morte do deputado estadual Aldo Schneider(MDB), e afirmou que Aldo era uma das revelações politicas do Vale do Itajaí. E destacou a tragetória política de Aldo Schneider que era natural de Agrolândia, fez estudos em Herval d’Oeste e Florianópolis e formou-se em Gestão Empresarial na Uniaselvi.
Em 1980 passou a exercer a função de Analista da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda. Filiou-se ao PMDB em 1987.
Foi eleito o primeiro prefeito de Victor Meirelles, após a emancipação politica em 1996.  Fez o sucessor e acabou sendo eleito para o segundo mandato de prefeito em 2000.
Em 2003, assumiu a Secretaria de Desenvolimento Regional de Ibirama.  Sete anos mais tarde conquistou o primeiro mandato de deputado estadual, sendo reeleito em 2014.
Na eleição da nova mesa da Assembleia em 2017, Aldo Schneider foi eleito vice-presidente, na gestão presidida pelo deputado Silvio Dreveck, do PP. Ciro convertsou com o repórter Gil Dias sobre essa perda para Santa Catarina.

O Diretor da Rádio Sentinela Benvindo Miglióli lamentou a morte de Aldo e lembrou que esteve no dia 24 de abril de 2018, com o ex-prefeito de Gaspar Adilson Luis Schmitt em Florianópolis, visitando o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC, Deputado Estadual Aldo Schneider, que recebeu com muita alegria essa visita, pois Benvindo e Aldo já foram vereadores de Ibirama e recordaram esse tempo.No dia 17 de janeiro de 2018, o deputado estadual Aldo Schneider, acompanhado pelo Vereador Ciro André QUintino, fizeram a entrega de um veículo Renault Logan, ano 2009, doado  pelo o estado, para a Rede Feminina de Gaspar, para que a entidade pudesse realizar melhor os atendimentos à comunidade gasparense. Na oportunidade o deputado Aldo, expressou sua satisfação de voltar a Gaspar e fazer essa entrega para uma entidade que busca na prevenção, ajudar as mulheres no diagnóstico e tratamento do câncer, em sua fala Aldo ressaltou a importância desse trabalho preventivo e colocou como exemplo o seu tratamento contra um câncer no pulmão, que foi descoberto somente porque fez um exame rotineiro para saber como estava sua saúde e foi constatado esse problema.

Assim que o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider (MDB), foi anunciado, na tarde deste domingo (19), autoridades se manifestaram pelas redes sociais e homenagearam o parlamentar.

O governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, publicou em seu perfil no Facebook que Aldo Schneider deixou um legado de realizações e serviços prestados ao estado. “Lutou até o fim, com a garra e coragem que sempre lhe foram peculiares.”

O governador também emitiu uma nota, veiculada por meio do site oficial do Governo do Estado de Santa Catarina, na qual anunciou a decretação de luto oficial de sete dias no estado.

Também pelo Facebook, o presidente em exercício da Alesc, deputado Silvio Dreveck (PP), referiu-se a Aldo como “um grande deputado e amigo”. “O deputado Aldo Schneider sempre teve muita força para fazer o que era certo e defender o que acreditava. Todos sentiremos sua falta na Assembleia Legislativa”, escreveu.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, afirmou que a política catarinense perdeu uma de suas principais referências. “Um homem íntegro, que honrou sua carreira política, deixando exemplos para posteridade”, escreveu. Ele decretou luto oficial de três dias no município, onde Aldo foi vereador na década de 80 e secretário de Desenvolvimento Regional, na década passada.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) emitiram notas de pesar lamentando o falecimento do deputado. Conforme a assessoria de comunicação do Judiciário, o presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, decretou luto oficial por três dias.

Fonte: Assembleia Legislativa

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD