Fiéis participaram da Celebração e Procissão de Corpus Christi - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
29 de Março de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

CONTATOS COM A CIDADE

08:00h

CONTATOS COM A CID...

Na sequência

CIRO NO RADIO

11:00h

CIRO NO RADIO



Fiéis participaram da Celebração e Procissão de Corpus Christi

25/05/2016 07:39

Os Católicos de todo o país celebraram o dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26). A data representa, para a Igreja e seus fiéis, a reafirmação da fé na presença de Jesus Cristo na eucaristia, o principal sacramento da religião.

A grande festa da Eucaristia realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade consta de uma grande celebração eucarística seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Santa Missa é o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Na Igreja Matriz, a celebração aconteceu às 09:00 horas, com a participação dos fiéis e de todas as comunidades, movimentos e pastorais que pertencem a Paróquia São Pedro, que foram responsáveis pela colocação dos tapetes e na instalação dos altares, para as bençãos durante a procissão.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.

Os tradicionais tapetes fazem parte da cultura da festa e são considerados como símbolos de receptividade e gratidão.

O início da colocação dos tapetes no morro da Igreja Matriz e nas ruas do centro de Gaspar, começaram bem cedo, antes do nescer do sol, pois o itinerário tem um trageto significativo.

Em todo o percurso foram colocadas em cima dos tapetes, roupas que foram arrecadadas na Campanha do Agasalho que após foram passadas para a Conferência Vicentina e os alimentos, foram doados para o Mosteiro da Ressureição de Ilhota. 

A exemplo dos anos anteriores os tapetes foram preparados com papel pardo e TNT com uma metragem determinada para cada comunidade, onde as mesmas desenvolveram temas relacionados a campanha da fraternidade e da Eucaristia.

Para dar maior segurança a procissão, a Ditran interditou parte da rua São Pedro, direção ao morro da Igreja Matriz e Prefeitura de Gaspar, como também parte da rua Cel. Aristiliano Ramos, no trecho que compreende a Padaria Coração do Vale até a Praça Getúlio Vargas.

procissão iniciou após a missa, saindo pela porta da frente da Igreja Matriz, sentido descida do morro da Igreja, em direção a casa das Irmãs, onde foi preparado o 1º altar para a parada da benção.

Ao todo foram enfeitados três altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, o primeiro na rua São Pedro, em frente ao Colégio das Irmãs, o segundo na rua Cel. Aristiliano Ramos em frente a Farmácia Santo André e o último na entrada lateral da Igreja Matriz, onde foi encerrada procissão com a benção final.

A missa e a celebração deste ano contou também com a presença de um grupo de deficientes auditivos, que colaboraram com a Ordem Franciscana Secular (OFS) nas preparações dos três Altares instalados para a procissão. Frei Paulo Moura, pároco da igreja Matriz, usou sinais de Libras, para que esse grupo compreendesse o que estava acontecendo na missa e na procissão. Frei Paulo, lembrou que no início deste ano, foi criada a Pastoral dos Surdos e a intenção é que em breve as missas na Igreja Matriz tenham a presença de um intérprete para ajudar os surdos a acompanhar as celebrações. Esse trabalho já iniciou com a instalação do data-show e no mês de maio um grupo de Jaraguá do Sul, ensinar a linguagem dos sinais (Libras) em uma das celebrações na Igreja Matriz.

Reportagem Jean Carlo:

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD