08:00h
CONTATOS COM A CID...
11:45h
Encontro com as Co...
Na sequência
12:00h
Melodia Sertaneja
Mesmo com as diversas ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o município segue em alerta máximo pra doença. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar segue com a intervenção nos dois cemitérios municipais, localizados nos bairros Barracão e Santa Terezinha. Segue proibida a colocação de vasos e flores nas sepulturas, durante o Dia de Finados e todo o período de verão.
O pedido busca evitar que os cemitérios fiquem com objetos que possam servir como criadouros para o mosquito e assim evitar a dengue na cidade. Os dois cemitérios foram considerados locais infestados, por conta do alto número de focos encontrados nos locais.
O secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, pede a compreensão da comunidade. “Pedimos encarecidamente aos familiares que tem seus entes queridos sepultados nos cemitérios municipais, que compreendam o momento que vivemos com a infestação da dengue, e busquem outras formas de homenagear e rememorar aqueles que já se foram, e desta forma todos nós estaremos lutando contra a Dengue em nossa cidade” pontua o secretário.
Desde 2014, Gaspar conta com uma legislação que proíbe a colocação de vasos ou recipientes que acumulem água, porém, com o aumento considerável de casos, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, junto com a Secretaria de Saúde descartou todos os vasos de flores naturais e artificiais nos túmulos do cemitério. A intervenção total ocorre desde abril.
A Lei Nº 3613, de 2014, estabelece em seu artigo 34, inciso III “no caso dos cemitérios tradicionais existentes, conservar o jazigo limpo e em perfeito estado de conservação, sem a presença de vasos ou recipientes que acumulem água estagnada”. O objetivo é evitar que vasos acumuladores de água, em mais de oito mil túmulos, sejam criadores de larvas do mosquito da dengue.
A Prefeitura informa que os adornos e vasos fixos das sepulturas estão mantidos, pois fazem parte do patrimônio familiar, porém, devem receber a devida manutenção. Assim, fica proibida a entrada nos cemitérios públicos do município de Gaspar, vasos de qualquer tipo e buquês de flores que estejam acondicionados em sacos plásticos ou outros materiais. Os familiares que mantêm adornos fixos que podem acumular água poderão ser notificados e devem fazer o devido ajuste e manutenção dos espaços.
Dengue em Gaspar
Desde o início do ano, Gaspar soma 122 casos confirmados de dengue. Além disso, foram encontrados 386 focos do mosquito. O município conta com cinco bairros infestados, ou seja, que concentram a maioria de casos e focos encontrados são eles: Bela Vista, Centro, Coloninha, Sete de Setembro e Santa Terezinha. Com o acúmulo de chuvas que ocorre nos últimos dias em Gaspar, a tendência é aumentar os focos com abertura de sol.
Foto: Elisiane Roden
Fonte: PMG
Todos os direitos reservados © 2024
| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783