Prefeitura de Gaspar conta agora com mapa de cota de enchente - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Março de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Santa Missa

19:00h

Santa Missa

Ouça Agora



Prefeitura de Gaspar conta agora com mapa de cota de enchente

20/02/2020 06:48

Na manhã desta quarta-feira, dia 19, o estudo de cota de enchente foi apresentado à comunidade de Gaspar. Além disso, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Defesa Civil, lançou o site oficial e o aplicativo Alerta Gaspar. Estiveram presentes no evento os responsáveis pelo projeto da Universidade Regional de Blumenau – Furb/Ceops.

O site http://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/ já está funcionando e é atualizado em tempo real com informações da Epagri e derivadas dos estudos realizados durante o ano de 2019. O website contém sistema de busca, histórico das ruas do município, o mapa de inundação, a carta de enchente com os locais mais atingidos do município e diversos dispositivos que facilitam a comunicação entre a Defesa Civil de Gaspar e a população. Os gasparenses também terão acesso a eventos, ações e informações da Defesa Civil.

“O site é bem intuitivo e responsivo, pensado para que a comunidade possa acessar de forma fácil e prática, em qualquer dispositivo. O aplicativo também já está disponível para sistema Android e, em breve, também para IOS”, explica o desenvolvedor das ferramentas, Wagner Correia.

A reitora da FURB, Marcia Sardá Espíndola, fez questão de ressaltar a importância de aplicar os conhecimentos e as especialidades da universidade em prol da comunidade. “Para nós hoje é um dia de grande alegria. Não tem sentido a universidade ter os pesquisadores com a qualidade que temos, formando profissionais, sem poder aplicar esse conhecimento. Quando vocês trazem a nós um problema real, qualifica a universidade, nós fazemos uma pesquisa aplicada, estamos formando o jovem em um problema real. Esses convênios e projetos são muito importantes, pois assim cumprimos nosso papel como universidade de dar a comunidade um planejamento qualificado”, salientou, reforçando as inúmeras parcerias firmadas com a Prefeitura de Gaspar nos últimos anos.O prefeito Kleber Wan-Dall reforçou que esses dados não servem apenas para as ações de prevenção da administração, mas também da comunidade como um todo. “Isso não é apenas para a Defesa Civil, essas informações servem para a secretaria de planejamento, para o setor de engenharia e diversos campos da prefeitura e da iniciativa privada. Vai servir para o empresário quer se instalar no município, para o proprietário de terreno que quer lotear, para o construtor, para o corretor de imóveis e, principalmente, para a comunidade que não precisa mais viver com medo de perder tudo em uma enchente”, explica.

O mapa e as cotas de enchente podem ser consultadas diretamente no site, por meio de pesquisa por rua ou região.

Reportagem: Gil Dias

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD