Prefeitura Municipal de Gaspar trabalha na recuperação do município após tempestade - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
14 de Agosto de 2020

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

SHOW DE BANDAS

16:00h

SHOW DE BANDAS

Ouça Agora

Oração da Ave Maria

18:00h

Oração da Ave Mari...

Na sequência

Sentinela Esportiva

18:15h

Sentinela Esportiv...



Prefeitura Municipal de Gaspar trabalha na recuperação do município após tempestade

01/07/2020 09:44

   A Prefeitura de Gaspar segue com equipes nas ruas atendendo ocorrências e registrando os danos causados pela tempestade convectiva que atingiu a cidade e a região nesta terça-feira, dia 30 de junho. A Defesa Civil segue coletando dados e informações para solicitar apoio dos Governos Estadual e Federal para atender as famílias atingidas. Os serviços de atendimento, reparos e levantamentos iniciaram no mesmo dia e seguem nesta quarta e quinta-feira.

   De acordo com a Defesa Civil de Gaspar, pelo menos 500 residências devem ter sido atingidas pela tempestade. Duas famílias, uma do Bairro Gasparinho e outra do Coloninha, estão desalojadas por conta dos estragos em suas residências. A equipe de engenharia da Prefeitura avalia a estrutura de três residências que podem ter risco estrutural. Até o momento foram registrados apenas danos materiais como destelhamentos; quedas de árvores, postes e galpões; falta de energia; problemas com telefonia; entre outros. As situações mais emergenciais como a cobertura provisória de residência e a liberação de vias foram providenciadas de imediato, com exceção daquelas em que há risco com fiação elétrica.

   As equipes da Secretaria de Obras realizaram a remoção de cerca de 16 árvores caídas em vias públicas ou próximas à residências. Outras cinco ocasiões similares foram encaminhadas à CELESC ou ao Corpo de Bombeiros por envolverem fios de alta tensão possivelmente energizados, o que acarreta perigo e a necessidade de equipamento especializado para a remoção. Nesses locais foi realizada a devida sinalização.

   Os bairros com registro de residências afetadas são Bela Vista, Figueira, Belchior, Coloninha, Centro, Gaspar Grande, Gaspar Mirim, Gasparinho, Sete de Setembro, Margem Esquerda, Lagoa e Santa Terezinha. A Defesa Civil continua recebendo registros de ocorrência pelo 199 ou pelo 3331-6391. Tanto a Polícia Militar quanto o Corpo de Bombeiros e a Celesc informaram que estão com problemas nos sistemas de telefonia. A Celesc pede que os usuários utilizem o aplicativo em caso de ocorrências com energia elétrica.

   Com relação aos prédios públicos, a Prefeitura de Gaspar registrou avarias em 16 unidades de ensino, duas unidades de saúde, na sede da Secretaria de Obras, no Ginásio Gilberto Zabel (Joãozinho) e alguns pontos de ônibus. Todos os reparos necessários para garantir os serviços estão sendo providenciados.

   Além disso, por conta da falta de energia elétrica por um longo período, houve falha no sistema de tratamento e abastecimento de água, que deve estar totalmente normalizado ainda nesta quarta-feira. Com o retorno do abastecimento, a recomendação do SAMAE é de que os consumidores verifiquem a coloração da água antes de utilizá-la, para evitar transtornos.O temporal que atingiu Gaspar e grande parte do estado de Santa Catarina, nesta segunda-feira (30), trouxe estragos em todo município, inclusive o complexo Joãos dos Santos. Com os ventos fortes, telhas do ginásio Gilberto Zabel, conhecido com Joãozinho, foram arrancadas, molhando vários equipamentos que estavam armazenados no mesmo. Nada foi perdido ou danificado. As mesmas telhas voaram e atingiram o telhado da sala de troféus do João dos Santos, felizmente nada além disso foi danificado e nenhuma pessoa foi ferida. A Fundação Municipal de Esportes e Lazer já providencia o reparo.

Em  reunião realizada as 11h da manhã desta terça feira (01), o Superintendente da Defesa Civil Evandro de Melo do Amaral apresentou o resultado parcial do levantamento realizado pelas equipes que percorreram os bairros de Gaspar. O Prefeito Kleber Wan-Dall disse que que existe a possibilidade de ser decretado estado de emergência após a conculsão do levantamento dos prejuízoa causados pelo temporal, já o secretário da educação Jorge Pereira afirmou que pelo menos 16 escolas da rede municipal foram atingidas e necessitam de reparos.

Reportagem: Gil Dias 


Telefones e contatos de emergência:

Defesa Civil – 199 / 3331-6391

Secretaria de Obras – 99930-3342 (WhatsApp)

Samae – 3332-1155

Corpos de Bombeiros – 193

Samu (emergência em Saúde) – 192

CELESC (falta de energia) – 0800 480196 ou pelo app CELESC

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2020

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD