Primeiros terneiros da raça Angus foram certificados em Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
21 de Agosto de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Ouça Agora

Programa Sindicato Rural

11:00h

Programa Sindicato...

Na sequência

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...



Primeiros terneiros da raça Angus foram certificados em Gaspar

17/05/2019 10:39

Com apoio dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Aquicultura de Gaspar, o Inspetor Técnico da Associação Brasileira de Angus, o médico veterinário Samuel de Bortoli, certificou os primeiros terneiros(as) da raça Angus, dentro do Programa Terneiro Angus Certificado, no dia 10 de maio. O Aberdeen Angus se destaca entre as raças taurinas por reunir um grande número de características interessantes para a produção de gado de corte. Alta fertilidade, precocidade, longevidade, rusticidade, facilidade de parto e habilidade materna, qualidade da carne, torna a raça uma das mais procuradas no Brasil. A Raça Angus comercializa mais de 5 milhões de doses de sêmen anualmente. O Programa Terneiro Angus Certificado, é um programa desenvolvido pela Associação Brasileira de Angus, e tem o objetivo de fomentar a utilização da genética, agregando valor ao terneiro angus e suas cruzas, aumentar o uso de touros registrados, direcionar a produção de terneiros ao Programa Carne Angus Certificada. A certificação do terneiro angus deve seguir alguns passos, conforme regulamento da Associação.

Os animais contemplados devem ser inspecionados por um inspetor técnico credenciado da Associação Brasileira de Angus, que seguirá os critérios de caracterização fenotípica dos animais, idade, sexo, peso. Na propriedade, o inspetor técnico faz a vistoria e seleciona os animais aptos, identificando-os com um brinco amarelo, específico do Programa, além de preencher a planilha de campo e boletim de visita. Após a inspeção, o técnico emite e entrega ao produtor o certificado de terneiro angus certificado, há um custo de R$ 5,00 por terneiro certificado.   Em Gaspar foram visitadas 10 propriedades e certificados 23 terneiros(as), que usaram a genética Angus de touros registrados e do programa de Inseminação Artificial da Secretaria de Agricultura. Uma delas foi a propriedade de Nelson Deschamps e família do bairro Poço Grande, trabalha com a pecuária de corte e utiliza a raça Angus há 4 anos e certificou 18 animais entre machos e fêmeas.

   A Secretaria de Agricultura e Aquicultura desenvolve o programa de inseminação artificial desde a década de 70. Atualmente são feitas mais de 500 inseminações anualmente pela Secretaria, sendo em torno de 30 % com a raça Angus, cujo principal objetivo é o melhoramento genético do rebanho gasparense. Dentro das raças de corte o Angus tem se destacado no município, pelas características como fertilidade, baixo peso ao nascer, precocidade sexual e abate mais cedo, qualidade da carne, temperamento mais dócil, excelente no cruzamento com outras raças, são atributos que conferem a raça uma excelente alternativa na pecuária de corte da região.

   A partir de 2018 a Secretaria de Agricultura e Aquicultura tem fomentado a utilização da Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF), uma técnica que já abrange mais de 70 % das inseminações realizadas no país, uma ferramenta que consiste no emprego de um protocolo hormonal nas matrizes de corte ou leite, uniformizando os nascimentos dos futuros bezerros(as), com uma genética de qualidade, sem a necessidade de observação do cio da vaca.

   Na 17ª Expofeira Agropecuária Regional, que acontece de 4 a 7 de julho, na Arena Multiuso, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura vai promover um ciclo de palestras, voltadas a pecuária de corte, arroz irrigado, soja e criação de equinos, e dentre os assuntos abordados será uma palestra sobre o Programa Terneiro Angus Certificado. Dentro das diversas atrações será a exposição de animais, com alguns terneiros certificados da raça Angus.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD