Profissionais da educação serão capacitados para atender primeiros socorros - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
28 de Novembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Brasil de Bombacha

14:00h

Brasil de Bombacha

Ouça Agora

DOMINGÃO SERTANEJO

16:30h

DOMINGÃO SERTANEJO

Na sequência



Profissionais da educação serão capacitados para atender primeiros socorros

20/10/2021 06:40

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação inicia uma série de capacitações e orientações com o Corpo de Bombeiros e profissionais da Secretaria de Saúde. O objetivo é preparar professores e profissionais para o atendimento inicial em caso de acidentes. O programa de Lições de Primeiros Socorros na educação básica passa a ser obrigatório, para dar suporte a estudantes em situações de emergência.

    A formação dos professores será realizada na Policlínica Municipal e é destinada a equipe da Semed, funcionários de escolas e CDIs. No dia, profissionais do Corpo de Bombeiro e Secretaria de Saúde estarão preparando os servidores para atuarem em possíveis acidentes.

    Essa capacitação será realizada para atender o cumprimento da Lei Federal nº13.722, mais conhecida como (Lei Lucas), que torna obrigatória a capacitação de profissionais atuantes na educação em lições básicas de primeiros socorros.     Os professores terão aula teórica, por meio de recursos audiovisuais, e práticas, com a realização de simulações em manequins anatômicos.As instruções abrangerão casos de acidentes com quedas, traumas, acidente ocular, sangramento nasal, alergias, picadas de insetos, queimaduras, hipertermia, hipoglicemia, crise convulsiva, engasgo, desmaio, síncope e parada cárdio respiratória e ressuscitação cárdio pulmonar.

     A Formação seguirá até o dia 26 de outubro, porém o calendário escolar não sofrerá nenhuma alteração.

Lei Lucas 

     A lei foi sancionada em 2018, após a fatalidade que aconteceu com o estudante paulista Lucas Begalli, de 10 anos de idade. Em 2017, ao engasgar com um lanche durante um passeio escolar, Lucas perdeu a vida. O desfecho do acidente poderia ter sido diferente se houvesse alguém capacitado perto do garoto.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD