Saúde realiza ações de combate ao mosquito da Dengue - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
22 de Novembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Brasil Caboclo

19:00h

Brasil Caboclo

Ouça Agora

A Voz do Brasil

21:00h

A Voz do Brasil

Na sequência



Saúde realiza ações de combate ao mosquito da Dengue

15/08/2019 09:38

A Prefeitura de Gaspar. por meio da Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente uma serie de ações, visando o combate à Dengue. Diante das ocorrências de casos de dengue no Estado, as ações são intensificadas com o objetivo de diminuir os potenciais de criadouros e infestação do mosquito Aedes Aegypti e evitar casos da doença no município.

   Dados do setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde demonstram que, até o mês de junho, foram localizados 23 pontos onde há focos do Aedes Aegypti.  O trabalho de prevenção e combate não para, em Gaspar, cinco Agentes de Combate à dengue fazem o trabalho de orientação e eliminação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor não apenas da dengue, mas de outras doenças como a Chikungunya, Zika e da Febre Amarela Urbana.

   Os agentes são treinados para montar armadilhas a cada 100 imóveis, tendo mais de 320 armadilhas espalhadas pela cidade. Eles fazem o controle delas semanalmente. Além das vistorias em imóveis, é feita a vistoria em pontos estratégicos como, cemitérios, ferros velhos, borracharias, material de construção, locais com acúmulo de água, depósito de recicláveis, floriculturas.

   Quando o foco do mosquito é encontrado, a equipe do Controle de Endemias vai até local onde está localizado e faz o tratamento com larvicidas para a eliminação de possíveis criadouros, além disso, é feita a demarcação e vistoria em um raio de 300m todas as residências e terrenos baldios são vistoriados nessa área para impedir a proliferação do mosquito.

   A Diretora Geral de Vigilância em Saúde do município, Jiceli Petró, explica que prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade “ações simples do nosso dia a dia evitariam a infestação de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção começa em casa, com nossa atitude em relação ao lixo que produzimos e da forma como descartamos”, explica.

Doença e Sintomas

Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti, a doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.

Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.

Qualquer caso suspeito deve ser encaminhado para a unidade de saúde mais perto de casa. No local, os profissionais irão realizar o diagnóstico e orientar o paciente.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD