Secretaria de Agricultura oferece serviços para auxiliar produtores rurais - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
15 de Setembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

DOMINGÃO SERTANEJO

14:01h

DOMINGÃO SERTANEJO

Ouça Agora

Santa Missa

19:00h

Santa Missa

Na sequência



Secretaria de Agricultura oferece serviços para auxiliar produtores rurais

30/07/2019 10:46

Gaspar é destaque na produção agrícola no Estado, tendo como principal produto o arroz. São diversas famílias que tiram o sustento da agricultura. Para atender as demanda dessa comunidade e alavancar o desenvolvimento econômico também na área rural, a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, presta diversos que auxiliam, principalmente, o pequeno e médio produtor.

   Em 2018, Gaspar alcançou a primeira colocação no Ranking de Exportações – Estado, Jan-Dez/2018, o que representa mais de 30% da exportação de Santa Catarina e é o sétimo colocado a nível Brasil com um superávit de mais de 4 bilhões de dólares. Hoje, está entre as 20 principais economias do Estado, sendo a 15ª colocada em movimentação econômica. Uma parcela deste resultado pode ser atribuída à agricultura, já que o município tem um ótimo resultado no quesito produtividade em Santa Catarina, gerando entre cerca de 514.800 sacas de 50kg de arroz.  

   Entre os serviços disponíveis ao agricultor na Secretaria está a patrulha mecanizada, que consiste em um conjunto de máquinas destinadas à prestação de serviços em propriedades rurais, objetivando o aumento da produção e melhorando as condições das lavouras. As máquinas realizam serviço de trator, preparo do solo, roçadas, distribuição de calcário no solo, distribuição de subproduto, limpeza de cursos d´água e valas de drenagem. Hoje a Secretaria possui escavadeira hidráulica, caminhões para transporte de insumos, rotativas, plataforma para transporte de colheitadeira, tratores usados no preparo do solo e distribuidor de calcário.

   A Campanha de distribuição de subproduto do fumo é outra ação importante realizada pela pasta. O fornecimento do subproduto para o município é totalmente sem custo, doado pela empresa Souza Cruz S/A, de Blumenau. Ele é totalmente orgânico e é utilizado para adubação das terras de diferentes culturas agrícolas. Este ano já foram distribuídos cerca de 220 caminhões de 5,6 toneladas cada e mais de 100 produtores foram atendidos.  Já a Campanha de distribuição de calcário, também realizada pela Secretaria, auxilia na correção da acidez do solo e fornece nutrientes melhorando qualidade do produto. Este ano, a pasta já realizou a distribuição de cerca, 1700 toneladas de calcário para os agricultores gasparenses.

   A feira de mudas frutíferas é outro destaque. A Secretaria de Agricultura apoia a organização, que comercializa cerca de 50 tipos de mudas de frutos adaptados para o clima e solo da região. O evento é tradicional no município. Em 2019, a feira superou expectativas e vendeu mais de 2.400 mudas.

   Entre outros serviços estão a assistência técnica e extensão rural. Um convênio com a Epagri garante dois profissionais para o município na área de assistência e extensão rural, elaboração de projetos de custeio e investimentos para a safra agrícola. Também é disponibilizada toda a estrutura estadual da Epagri na área da pesquisa, cursos profissionalizantes e capacitação profissional do agricultor. Além disso, a Secretaria ainda promove eventos de caráter técnico, viagens técnicas, palestras técnicas, cursos, seminários, encontros na área de arroz, piscicultura, pecuária.

   O secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick, ressalta a importância em ofertae desses serviços. “São serviços importantes, especialmente para os pequenos produtores que muitas vezes não têm condições de adquirirem o maquinário”, explica. Para o prefeito Kleber Wan-Dall, auxiliar o agricultor é investir no desenvolvimento econômico da cidade. "A agricultura, assim como a piscicultura e a indústria têxtil, é um dos pilares da nossa economia. Todo esse aparato que dispomos para auxiliar o pequeno produtor rural gera emprego, renda e mais qualidade de vida para a nossa população. Agradeço e parabenizo todos os trbalhadores rurais nessa data de reconhecimento", salienta.

Reforma Administrativa

   Em 2017, o Prefeito Kleber Wan-Dall reativou a Secretaria de Agricultura e Aquicultura, que antes era uma Superintendência. O status de Secretaria auxilia na captação de recursos para compra de maquinário e implementos para a secretaria. Foram investidos nos últimos anos com emendas parlamentares mais de 500 mil em implementos agrícolas e veículos para a Secretaria de Agricultura.

ExpoFeira

   Uma das principais atrações da ExpoGaspar, a maior feira multissetorial do Vale Europeu é a Expofeira. Voltada para o agricultor e produtor rural de Gaspar e região, o objetivo da feira é promover um encontro entre os produtores rurais de Gaspar e outros municípios da região, trazer novas tecnologias e novidades. Durante o evento são realizadas palestras técnicas com o objetivo de auxiliar os produtores a aprimorar seus produtos. Na edição 2019, a feira recebeu 120 bovinos, 350 aves, 50 eqüinos e 150 ovinos e participaram 12 expositores de agropecuária, máquinas e implementos.

Mulheres agricultoras

  Em Gaspar, um grupo de mulheres agricultoras através de encontros promovidos pela Epagri, em parceria com a Secretaria de Agricultura trabalha a importância do trabalho da mulher na produção rural. As reuniões acontecem sempre na primeira segunda-feira do mês, no auditório do sindicato rural, eventualmente na casa das agricultoras ou em capelas. Nesses encontros acontecem oficinas, cursos e reuniões em que são trabalhadas diversas questões relacionadas ao trabalho da mulher na propriedade rural.

   Além de todo conhecimento passado para as agricultoras, os encontros também promovem o encontro de diferentes comunidades e realidades do município. Cerca de 250 mulheres participam anualmente das reuniões. Entre as principais atividades do grupo estão as oficinas de receitas, palestras com convidados especiais, que trazem temas como plantas bioativas e também temas para auxiliar na administração da propriedade, boas práticas de fabricação e leitura de rótulos. 

Piscicultura

  Outro trabalho importante da Secretaria envolve a piscicultura no município. Em Gaspar, estão cadastrados cerca de 16 piscicultores profissionais que geram 600 toneladas de produção de peixe anualmente. Além de atividade econômica é um potencial turístico, já que a cidade possui nove pesque-pagues que atraem mais de 40 mil pessoas todos os anos.

  Nesta área, a Secretaria de Agricultura e Aquicultura tem apoio da Aquipar – Associação dos Aquicultores de Gaspar, Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Gaspar e Epagri em projetos como o Peixe Orgânico, visitas técnicas, fóruns, seminários e palestras. O trabalho em conjunto rendeu premiação ao município, já que em abril deste ano o prefeito Kleber Wan-Dall recebeu o selo Prefeito Empreendedor do SEBRAE, com os projetos “Piscicultura como política de Desenvolvimento Local” e “Piscicultura como Inovação”. Além disso, também foi finalista com o projeto de pequenos negócios no campo a nível estadual.

Fonte: PMG

 

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD