Vacinação da BCG em Gaspar pode ser feita com agendamento prévio - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
22 de Maio de 2018

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Show de Bandas

14:00h

Show de Bandas

Ouça Agora

Espaço da Mulher

15:00h

Espaço da Mulher

Na sequência

Classificados Sentinela

15:00h

Classificados Sent...



Vacinação da BCG em Gaspar pode ser feita com agendamento prévio

06/02/2018 09:43

 

A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Saúde, informa que a vacinação da BCG será realizada a partir de segunda-feira (5), por tempo indeterminado no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A vacinação, que será feita mediante agendamento, será realizada nas segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h, na sala de vacinas do hospital.

Conforme informa a Coordenação-geral do Programa Nacional de Imunizações a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a vacina não foi distribuída no mês de janeiro por indisponibilidade de estoque. As unidades de saúde estão cientes da situação e deverão realizar o agendamento das crianças nos dias da semana descritos acima.

 Motivo do atraso

Parte das vacinas adquiridas, por meio do Fundo Rotatório da Organização PanAmericana da Saúde - FRO/OPAS do laboratório Serum India, foi entregue no Brasil no início de novembro, após a Anvisa ter concedido a Baixa do Termo de Guarda.

  Como essas vacinas não possuíam histórico de ensaio, foi necessário realizar ensaios que incluem aqueles em que são utilizados animais de laboratório.

 As amostras de vacinas tinham tempo de ensaio previsto para 45 dias, mas houve paralisação nessas atividades, para que fosse feito a desinfecção das salas e manutenção no sistema de ar condicionado no período de 22/12/2017 a 23/01/2018. Diante disso, todo o processo de análise levou cerca de 90 dias para ser concluído, com previsão de liberação da vacina para o início do mês de fevereiro.

 Sobre a vacina BCG

 Segundo a Organização Mundial de Saúde, todas as crianças devem tomar a vacina BCG logo nos primeiros dias de vida (entre 4 e 10 dias). O maior benefício da vacina é a proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida por bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte. A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. Os principais sintomas são febre ao final do dia, tosse, fraqueza, cansaço e perda de peso.

Nossa reportargem conversou com a coordenadora de Vigilância em saúde de Gaspar Jiceli Petró que deu  detalhes sobre a BCG

Fonte PMG.

Reportagem: Gil Dias


 

Todos os direitos reservados © 2018

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD