Vigilância Ambiental realizou fiscalização nos cemitérios durante Dia de Finados - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Novembro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Contatos com a Cidade

08:00h

Contatos com a Cid...

Ouça Agora

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...

Na sequência

Melodia Sertaneja

12:00h

Melodia Sertaneja



Vigilância Ambiental realizou fiscalização nos cemitérios durante Dia de Finados

05/11/2019 11:03

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Diretoria Geral de Vigilâncias em Saúde, realizou neste sábado, dia 02, uma fiscalização nos cemitérios do município, localizados nos bairros Santa Tererinha e Barracão, em busca de possíveis criadouros de mosquitos Aedes aegytpi. O mosquito é transmissor de vírus que podem provocar dengue, chikingunya e zika.As amostras colhidas estão em análise.A ação foi realizada neste sábado por ocasião do Dia de Finados. “Neste dia, as pessoas visitam os túmulos de entes queridos e levam flores em vasos e outros recipientes propícios para água parada e, consequentemente, para o desenvolvimento das larvas do mosquito da dengue”, explica a Diretora Geral de Vigilâncias em Saúde Jicéli Petró.A diretora orienta a colocar areia dentro de pratos e furar o fundo de vasos, para que a água não acumule nesses recipientes. “Acabar com os possíveis criadouros do mosquito é a principal ação contra as três doenças”, ressalta.

Durante o mês de novembro também é realizado o Dia D de combate a dengue, quando diversas ações de prevenção e combate ao mosquito são realizadas.

Aedes aegypti em Gaspar

   Nos últimos cinco dias, larvas do Aedes aegypti foram encontradas em três áreas do município, sendo elas nos bairros Lagoa, Santa Terezinha e Sete de Setembro. No total, 26 focos do mosquito foram identificados em Gaspar durante este ano.

   Com a chegada da época de chuvas fortes de novembro, os agentes de endemia estão intensificando a fiscalização e passando nas casas que se encontram por entorno dos focos detectados. É importante lembrar que os profissionais da Prefeitura de Gaspar estarão devidamente uniformizados e identificados com colete e crachá.

Fique atento aos sintomas de cada uma das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti:

Dengue: Febre alta, dor atrás dos olhos e dor muscular intensa.

Chikungunya: Febre alta e dor intensa nas articulações que pode causar limitações dos movimentos.

Zika: Febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo com coceira (exantema) e inchaço nas articulações.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE de Santa Catarina recomenda que em caso de sintomas, deve tomar muita água, não se automedicar e procurar uma unidade de saúde.Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD