Gaspar amplia grupo de vacinação contra COVID -19 - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
19 de Junho de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Vale apena uvir de novo

07:00h

Vale apena uvir de...

Ouça Agora

Contatos com a Cidade

07:30h

Contatos com a Cid...

Na sequência



Gaspar amplia grupo de vacinação contra COVID -19

13/05/2021 03:02

A vacinação de pessoas com comorbidades em Gaspar continua nesta quarta-feira (12) com a aplicação da primeira dose em pessoas de 50 anos ou mais. Além do documento oficial com foto, é necessário a apresentação de um documento que comprove a comorbidade. A aplicação da vacina será realizada em salas de vacinações, na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins, das 8h às 15h. Não é necessário agendamento.

Pessoas com Síndrome de Down; transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com deficiência permanente com cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não puderam comparecer nos outros dias, também podem procurar o Centro de Vacinação a qualquer momento. Além disso, pessoas com 60 anos ou mais também podem comparecer no local para a aplicação da primeira dose. Por enquanto, Gaspar está vacinando a população com o imuno da AstraZeneca/Oxford. Santa Catarina suspendeu a aplicação dessa vacina em gestantes e puérperas, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF, atestado que comprove a condição da pessoa e comprovante de residência. O Ministério da Saúde disponibilizou um modelo de declaração para médicos que está disponível no anexo. Não poderão receber a vacina pessoas que não se enquadram nesses grupos, que tenham menos de 18 anos, que estejam com sintomas ou que tenham positivado para a doença nos últimos 30 dias. Também é recomendado um prazo de 15 dias entre outras vacinas.

Os grupos de pessoas com comorbidades são especificados no Plano Nacional de Imunização - PNI divulgado pelo Governo Federal. A Nota Técnica do Governo do Estado disponibiliza uma tabela que descreve quais são as doenças consideradas nesta fase e suas características. Essa tabela pode ser conferida no link http://bit.ly/vacinacomorbidades. Para gestantes e puérperas, as comorbidades consideradas são as mesmas da lista.

Segunda Dose Coronavac

No último final de semana Gaspar recebeu mais uma remessa da Coronavac para a aplicação da segunda dose em pessoas que receberam a primeira há cerca de 30 dias ou que estão com a vacinação atrasada. Na segunda-feira foi realizado um drive para atualizar a vacinação e cerca de 300 pessoas compareceram. Por conta do quantitativo e para evitar desperdício de doses, pessoas que precisam aplicar a segunda dose da CoronaVac, devem realizar o agendamento através do WhatsApp (47) 3703-3777.

Vacina do Bem

A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19, arrecada alimentos no Centro de Vacinação. Os alimentos serão entregues à Conferência Vicentina, que irá distribuir os alimentos para as famílias que estão em vulnerabilidade social, cadastradas na entidades. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues durante as ações de vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.

Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia. Na ocasião, a Conferência Vicentina e a Prefeitura já firmaram parceria com diversos empresários e instituições. Mais de 35 toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza foram arrecadados e e cerca de 2 mil famílias atendidas.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD