Prefeitura intensifica abordagem durante noites de frio intenso - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
30 de Julho de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale



Prefeitura intensifica abordagem durante noites de frio intenso

17/06/2021 05:01

O frio que muitas vezes é agradável para alguns, para outras pessoas em situação de vulnerabilidade gera sensações de preocupação e angústia. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Assistência Social com o apoio da Defesa Civil intensificaram as abordagens sociais. Entre as madrugadas de terça-feira (15) e quarta-feira (16), sete pessoas foram atendidas com o serviço.

   O serviço que ocorre no município constantemente é reforçado toda vez que ocorre uma onda de frio intenso. As equipes distribuíram marmitas, cobertores, bebidas quentes, máscaras para Covid-19, além de encaminhamentos para a equipe do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Durante a abordagem são realizados encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo Município, concedido transporte para os locais de origem e também prestado assistência com eventuais conduções para tratamentos em saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas.

   O secretário de Assistência Social, Salésio Conceição conta sobre a necessidade do trabalho no município. “Queremos atender e identificar os casos de risco pessoal e social das ruas de Gaspar. É fundamental garantir o acesso a direitos básicos, além de oferecer uma atenção às necessidades mais imediatas das pessoas que estão passando por alguma vulnerabilidade”, explica.

   Além disso, a abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, comporta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes da Defesa Civil, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social. “São ações humanizadas e de reintegração”, complementa Salésio.

Recomendações e cuidados com o frio

   Durante o período de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

   A Defesa Civil também adverte aos agricultores para a tomada de medidas preventivas com a geada. Nas rodovias, o alerta é para o tráfego em áreas serranas, porque há risco de gelo na pista. Evite acelerar e desacelerar bruscamente mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.Qualquer problema deve ser comunicado à Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD