Procon orienta consumidores para as compras de Dia das Mães - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
18 de Junho de 2021

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Procon orienta consumidores para as compras de Dia das Mães

06/05/2021 02:57

O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante do ano para o mercado de varejo, ou seja, os preços dos produtos e as ofertas costumam aumentar durante esse período. Por esse motivo, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar orienta aos consumidores que tenham conhecimento de seus direitos e cuidados ao realizar as compras.

Uma das principais orientações do Procon para os consumidores é avaliar o perfil de cada mãe e listar as opções de presentes mais adequadas. Em seguida, é preciso definir o quanto pretende gastar e pesquisar os preços, tanto à vista como a prazo, e os juros embutidos em caso de parcelamentos para não comprometer o orçamento e para que o cliente não fique endividado.

De acordo com o superintendente do Procon de Gaspar, Thiago Zardo Machado, as orientações valem para compras em lojas convencionais e pela internet e, nos dois casos, é necessário evitar que sejam feitas por impulso. “Se a opção for a internet, atenção à segurança e cuidado com ofertas fantásticas, que apresentam preços muito abaixo do mercado, e fornecedores que não informam todos os dados para contato. É importante que o consumidor pesquise na própria internet a idoneidade da empresa ou se tem registros de queixas nos órgãos de defesa do consumidor” alerta, Thiago.

Thiago lembra que é fundamental exigir a nota fiscal e guardá-la, pois esse documento vai amparar o consumidor, se houver algum problema envolvendo a relação de consumo. "Caso haja possibilidade de troca por cor, tamanho ou gosto, peça para o estabelecimento fazer o registro dessa informação nela, por escrito", alerta.

Além disso, o Procon de Gaspar informa que, em tempos de pandemia da Covid-19, todos os cuidados sanitários precisam ser mantidos na hora das compras, tanto por consumidores quanto por comerciantes.

O Procon mantém o atendimento de denúncias via telefone 199 ou pelo WhatsApp (47) 99151-7427 no período das 8h às 12h e das 13h às 17h. Após o período de orientação, a vistoria acontece mediante denúncia e fiscalização.

 

Compre de Gaspar 

O programa conta com ações de curto, médio e longo prazo que envolve diferentes secretarias municipais e setores da comunidade. Essa campanha foi elaborada pensando em toda a Gaspar. A intenção da Prefeitura e dos parceiros é dar visibilidade tanto para a grande indústria, quanto para o pequeno produtor e mostrar para os gasparenses que consumir um produto da cidade é valorizar as pessoas da cidade.

Fique atento:

As lojas não são obrigadas a fazerem trocas, portanto escolha com bastante cuidado e critério as mercadorias;Todos os produtos devem ter preço devidamente exposto;As lojas são obrigadas a informar as formas de pagamento;Pode haver diferenciação de pagamento entre dinheiro, cheque e cartão, desde que informados;Cuidado com as publicidades. Se prometeu, tem que cumprir. Então fique atento as promoções para não serem enganados.Para as compras on-line:

Busque informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família;Verifique qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas;Verifique os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;Não forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra;Guarde todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago, forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, etc;Guarde em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;Verifique se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;Identifique o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando www.registro.br;Exija Nota Fiscal;Imprima o contrato firmado ou arquive em meio digital seguro que permita uma futura impressão.

Fonte: PMG

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