Nevoeiros e alguns temporais devem marcar a primavera em 2016 - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
26 de Abril de 2024

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Panorama Agricola(Reprise)

05:45h

Panorama Agricola(...

Ouça Agora

Sentinela da Manhã

06:05h

Sentinela da Manhã

Na sequência



Nevoeiros e alguns temporais devem marcar a primavera em 2016

22/09/2016 10:01

Prepare-se que chegou a época de acordar pela manhã e ficar em constante dúvida do que vestir. A primavera, que começa nesta quinta-feira, será marcada pela grande amplitude térmica ao longo do dia com larga diferença de temperatura entre o amanhecer, por volta das 6h30min, e o início da tarde. É bem provável que você saia de casa agasalhado e fique carregando blusas no braço na hora do almoço.

O famoso efeito cebola¿ é mais acentuado nas regiões do Oeste e Serra, onde a altitude colabora para madrugadas mais frias, mas também é perceptível no litoral. Segundo o meteorologista Leandro Puchalscki, a diferença de temperaturas ocorre pela perda de calor da superfície terrestre à noite e o rápido aquecimento pela manhã.

— Em dias sem nebulosidade, o ar quente se perde facilmente para a atmosfera à noite e o mais frio fica perto da superfície. Assim que amanhece, esse ar é rapidamente aquecido e a temperatura aumenta — explica o meteorologista.

A diferença de temperatura também colabora para a formação de nevoeiros. Um dos motivos para a formação do fenômeno ocorre quando o ar, em temperatura mais elevada, se aproxima de alguma superfície mais fria, solo ou mar. Quando isso acontece, o ar se condensa formando gotículas de água em suspensão. Conforme essa diferença de temperatura se equilibra ou há ação do vento, o nevoeiro se dissipa.

Os nevoeiros são comuns ao amanhecer, quando geralmente são mais densos. Chama-se nevoeiro quando a visibilidade é menor que 1 quilômetro. Quando  consegue-se ver além dessa distância chama-se névoa. Cerração ou neblina são nomes regionais e populares para os mesmo fenômenos. Os nevoeiros ainda podem ser classificados entre marítimos, quando influenciados pelo mar, ou continentais, exemplo do que ocorre nas regiões da Serra e Vale.

Outra característica da primavera é maior possibilidade de temporais e chuva de granizo. Ao longo da estação ainda há presença de massas de ar frio no Estado, ao mesmo tempo que massas de ar quente começa a chegar no Centro do Brasil e Paraguai. O encontro gera chuvas e grandes pancadas, principalmente na região Oeste de Santa Catarina.

Por fim, a primavera também pode apresentar situações com bastante vento. A chegada mais frequente de massas de ar quente onde até estavam massas de ar frio,  diferenças de temperaturas e momentos que antecedem temporais geram deslocamentos de ar que podem atrapalhar aquele dia ensolarado, ou despentear o look do dia.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
Link de Origem       
Revisão e Responsabilidade do Site

Todos os direitos reservados © 2024

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD